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Evento online vs Feira presencial – O que é melhor para minha papelaria?

Evento online

Talvez esta seja uma dúvida muito comum entre donos de papelaria, lojistas de varejo do mercado de informática e escritório, bem como fabricantes do setor. O que é melhor, um evento online ou feira presencial? O que traz mais retorno? O que custa menos?

Quais as vantagens e desvantagens entre participar de uma feira de papelaria ou participar de um evento online do setor de papelaria? Se essas questões também passam em teus pensamentos, venha comigo neste post!

Se você tem que decidir entre participar de um evento on-line, fazer um evento on-line ou participar com um estande em uma feira de papelaria presencial, antes de mais nada, é preciso atentar-se a 3 fatores importantes para a tomada de decisão assertiva.

  1. Quanto custa em dinheiro?
  2. Quanto custa em tempo?
  3. Qual o resultado real?

Primeiramente, é preciso desmistificar o fato de que fazer as coisas online é mais fácil e barato do que no mundo real (podemos assim dizer). Isto está bem longe de ser uma verdade absoluta! Participar de um evento on-line é mais barato, mas você, sua empresa, sua marca ou sua loja nunca será protagonista.

Para protagonizar, ou seja, sua marca fazer um evento online de sucesso, como aquelas feiras que levam a marca de uma empresa no título, tem e sempre terá um custo significativo, pode ou não ser compensatório, nem sempre o retorno é imediato e grande, mas sua marca certamente será lembrada após promover algo um evento corporativo.

Assim como para ter êxito na montagem de um estande é preciso planejamento, para montar a estrutura de uma feira e/ou operação digital é a mesma coisa. É preciso elaborar o conteúdo, construir as páginas, investir em marketing, preparar funis de marketing e vendas, investir em tráfego pago,  ganhar autoridade digital e até mesmo realizar divulgação offline.

Além de tudo isto, é necessário ser referência no assunto e no mercado. Propaganda boa, só vende uma vez se o produto for ruim. E no caso do online, se o conteúdo não for bom, é difícil de convencer alguém comprar até mesmo a primeira vez!

 

"A concorrência digital é tão grande ou até maior do que 50, 100 ou 200 estandes em um galpão".

 

É Preciso De Gente!

Para fazer um evento online também é preciso de pessoal. Organizar digitalmente também dá trabalho! E contratar gente boa, ferramenta boa e tráfego online, custa caro também!

Mas, antes de você pensar que estou querendo te desanimar, entenda uma coisa. Nós do Blog da Papelaria só trabalhamos com a verdade. Toda oferta mirabolante que promete resultado rápido, com pouco trabalho, baixo custo e muito retorno financeiro é mentirosa. É assim que golpistas “ganham” a vida, ou melhor, perdem A Vida. O bom leitor que entenda…

 Dica de ouro: Participe primeiro de um evento online, veja como funciona, conheça as dinâmicas, analise de fora e repare nos detalhes. Quando estiver seguro quanto a oferta, o plano pronto e preparado para bancar a alavancagem de tráfego, aí sim faça o seu próprio evento online. Vale também para lançamentos digitais.

Feira Presencial Ainda Funciona?

Sim e não. Toda feira, mesmo que você vá somente para passear, pode render leads para o teu negócio. Uma meta que ajuda a nortear o ROI (retorno sobre investimento) é, analisar o custo total da participação da sua marca no evento com o ticket médio e o lucro obtido dos negócios oriundos de contatos da feira. Feira tem que ter propósito.

Pós pandemia, as pessoas estão sedentas por interações sociais, é uma boa hora para enviar pessoas do seu time aos eventos e, se for expor em uma feira, faça bem feito. Um trabalho “meia boca” só trará clientes “meia boca” ou ainda, não trará nenhum cliente.

 

Um abraço do amigo,
Matheus Gabassi

Parceira oficial:

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