Para você qual é o maior inimigo do Marketing? Pergunta intrigante não é mesmo? Pois bem, listaremos 3 pontos e você decide qual deles é o pior vilão!
Qualidade
A falta de qualidade é um problema grave em qualquer área de uma empresa, seja na produção, gestão, nas vendas ou no marketing. Se faltar qualidade diversos outro problemas surgem.
Quando falamos em qualidade de marketing a primeira coisa que nos vem a mente é a estratégia. O marketing bom, é estratégico, pensado, planejado e não “chutado”. Não existe “achismo” em marketing. Não é uma ciência tão exata como a matemática ou a física, porém possui sim e muita lógica!
Marketing Estratégico
O marketing torna-se estratégico quando uma ação deixa de ser algo isolado e passa a fazer parte de um todo, ou seja, de uma estratégia para um fim.
O marketing passa a ser estratégico quando há
- Definição do objetivo
- Identificação do problema
- Análise das soluções viáveis
- Criação e produção de campanha
- Definição de meios e veículos de comunicação(canais)
- Investimento com projeção de ROI calculado
- Tempo de duração da campanha
- Mensuração dos resultados
Desenhar quais serão as ações, só podemos considerar o teor criativo
Investimento
Este é outro grande vilão. É comum campanhas excelentes fracassarem pela falta de investimento em mídia. Quando se tem um material excelente pra divulgar, mas não há injeção de dinheiro para ele ser visualizado, temos o que chamamos de “gargalo de mídia”. É como se você tivesse uma Ferrari na garagem, mas não tivesse gasolina para rodar com ela.
Hoje com o advento da internet e a inclusão digital cada vez maior, só não investe em publicidade digital a empresa que não quer, ou pior, não entende a necessidade.
Se falássemos aqui de altos valores como os das campanhas de comerciais de televisão, aí sim teríamos como nos justificar, mas investir em mídia digital é muito mais barato. Até empresas MEI conseguem investir se priorizarem.
Freqüência
Para nós este é com certeza o maior vilão, mas isso é o nosso ponto de vista. Queremos saber o teu! A falta de frequência é a dor da maioria das organizações. Esporadicamente alguém tem uma ideia e a partir dela se faz uma ação de marketing, e depois o que acontece? Nada!
Ações de marketing isoladas brilham apenas como faíscas de um isqueiro.
No mercado de papelaria por exemplo, grande parte das empresas se preparam apenas para um momento: A campanha do Volta às Aulas. Realmente no Volta às Aulas todo o setor deste mercado dá uma aquecida, mas o que aconteceria se uma empresa se mantivesse em campanha durante o ano todo?
Que tipo de frutos sua empresa colheria se fosse constante em marketing e mídia? Tomemos por exemplo grandes marcas como Coca-cola, Nike, Bradesco, Itau, Omo… Elas nunca param de anunciar. Sempre estão em campanha, sai uma entra outra. Este movimento colabora para movimentar o faturamento. Pense nisso!
Para uma marca brilhar você não pode parar de por lenha na fogueira.🔥
Você pode errar e pecar na qualidade, mas na próxima você tem uma nova chance de acertar. Você pode errar no investimento, principalmente por investir o suficiente para movimentar e gerar resultados. Vale frizar que o retorno vem dá soma do investimento em vários canais e não de ações isoladas!
Mas ainda consideramos a frequência o maior inimigo do marketing, porque se há frequência, você está sempre em evidência e vai ajustando os outros pontos durante o caminho. É como um esportista, ele tem que treinar sempre pra se manter jogando bem.