Blog da Papelaria – O blog mais Escolar do Brasil

Blog da Papelaria

Nunca é tarde para aprender algo novo!

10 passos para ser um bom vendedor

Bom vendedor de sucesso
Para ser um vendedor de sucesso é necessário ter um bom conhecimento sobre o que se vende. Se você vende muitas coisas, prepare-se para aprender sobre muitas coisas. Simples assim!

 

Quer ser um vendedor de sucesso? Não pare de se atualizar e trabalhar! Siga estes tópicos abaixo:

 

1 – Detalhes do produto/serviço

Se o consumidor sabe mais sobre o produto do que o próprio vendedor, temos dois problemas graves aqui…

Primeiro: a empresa não se preocupa com a capacitação dos funcionários. Segundo: o vendedor é desleixado e preguiçoso.

Conhecer sobre o produto ou serviço é o mínimo que os clientes esperam de você.

 

2 – Planeje suas ações

Planeje o que puder. Planejar não é só anotar. Pense onde quer chegar, por que quer chegar e como fará para chegar.

Hoje temos diversos recursos tecnológicos além do papel e caneta que podem te ajudar.

Planeje suas ações comerciais: ligações, visitas, reuniões, e-mails, mensagens de Whatsapp etc.

 

3 – Aja, TBC! (tirar os glúteos da cadeira)

Não fique só pensando, comece a fazer acontecer hoje mesmo, sou suspeito pra dizer isso, pois o slogan de nossa empresa de marketing é “faz acontecer”, porém é a mais pura verdade.

Mais vale uma tentativa frustrada do que aquele pensamento “ah, se eu tivesse feito isso, se tivesse feito aquilo…”.

 

4 – Técnicas de vendas

Aqui vale escrever um artigo só sobre o subtítulo, não acham? Abaixo apenas mencionamos algumas técnicas para deixar um gostinho do que virá por aí!

  • Foco no problema que o produto ou serviço soluciona
  • Foco na qualidade do produto/serviço
  • Foco no desejo do cliente
  • Foco no medo do cliente
  • Foco em quebrar objeções
  • Foco consultivo
  • Foco na marca

 

O importante é focar e não usar de vãs repetições, ou pior, ter que perguntar o nome do cliente duas ou três vezes porque não está prestando atenção no que ele fala! Ser bom ouvinte também faz parte do diálogo e da capacidade persuasiva!

E cuidado para não falar demais. Quem fala muito, erra mais! Quando o produto, serviço, apresentação, portfólio e argumento é bom, ele(a) fala por si mesmo(a).

Ajude as pessoas e elas lhe ajudarão. Sorria pra as pessoas e elas vão sorrir para você. Compre das pessoas e elas comprarão de você? Nem sempre, mas vale! rsrs…

 

Brasinks

 

5 – Mantenha os relacionamentos vivos (network)

Para quem cultiva relacionamentos cada desconhecido é um potencial cliente ou amigo, ou quem sabe até as duas coisas!

Sua rede de relacionamentos é o seu maior patrimônio. Invista nisso! Mesmo se a venda for corporativa, trata-se de uma pessoa do outro lado da linha, computador, cadeira ou balcão.

🐟 Quanto maior e mais firme for a rede, mais peixes(entenda clientes) ela é capaz de capturar!

 

6 – Atualize suas ferramentas

Viva em processo de inovação constante. A tecnologia veio para somar e a cada dia as papelarias estão mais tecnológicas. Informatizar tanto a gestão do negócio como o processo comercial irá facilitar sua vida.

O fato de uma mudança ser desconfortável não significa que ela é ruim. É como o antigo Merthiolate que arde, mas sara! 😂

O sacrifício é temporário, o benefício é permanente!

Toda empresa deveria utilizar pelo menos duas ferramentas: um software de agendamento de compromissos e um autoresponder.

Autoresponder é um software que automatiza o disparo e as respostas de e-mail. Faremos uma matéria sobre isto futuramente!

 

7 – Invista em inteligência emocional

Daniel Goleman define inteligência emocional como um conceito em psicologia que descreve a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles.

Um vendedor sem inteligência emocional não é resiliente, desanima com meia-dúzia de nãos ou fica na zona de conforto quando as coisas estão aparentemente bem. E é aí que mora o perigo!

Depois de uma grande venda, o vendedor tende a relaxar. Ele se esquece que grandes vendas requerem muitas vezes grandes investimentos. Tudo vai tempo e energia! Por isso esteja sempre cultivando grandes vendas!

 

Outro autor e nosso parceiro brasileiro é Rafael Tiba, fundador da Academia de Inteligência Emocional. Veja o que ele nos diz sobre inteligência emocional:

A inteligência emocional é uma ciência social com técnicas para criar bem-estar emocional e estar sempre motivado e equilibrado independente do ambiente externo. Ela te torna mais confiante, produtivo(a), independente e feliz. 

Em seu curso Aumente Seu Quociente Emocional, Tiba fala sobre o assunto deste tópico que é essencial para qualquer vendedor e empreendedor de sucesso.

 

Aumente seu quociente emocional - Rafael Tiba

 

8 – Nunca pare de ler e estudar

Parece sermão de pai e mãe não é mesmo? Mas é um princípio: honra teu pai e tua mãe para que te vá bem… Buscar sabedoria nunca é demais, e ela vem com o tempo, com a prática e a persistência.

Me diga você caro leitor… O que está estudando esta semana, mês e ano? Que livro está lendo?

Quanto mais conhecimento, menos difícil se torna realizar os planos e alcançar os objetivos. Isso vale para qualquer área da vida, inclusive vendas!

 

9 – Não lute sozinho

Você já deve ter ouvido a frase… Sozinho eu saiu na frente, mas juntos chegamos mais longe! É a mais pura verdade.

Ninguém tem tempo para fazer tudo e bem feito. Foque nas suas competências e tenha parceiros para suprir suas fraquezas.

Por exemplo… Um vendedor que é inimigo da área do marketing pode até chegar em algum lugar, mas se ambos trabalharem em conjunto, ambos chegarão mais longe!

Falamos mais sobre a integração entre marketing e vendas nesta matéria: Como Integrar Marketing e Vendas

Agora para você que é dono de papelaria, não tem um departamento de marketing e tem dificuldade de conseguir bons negócios e acesso aos melhores fornecedores, fica a dica…

Nada mais indicado do que fazer parte de uma associação de papelarias. É aí que nossa parceira Brasil Escolar entra para te auxiliar.

 

10 – Jamais Desista

Não conheço ninguém que chegou ao sucesso de uma hora para outra ou em 7 dias. Se você conhece por favor me apresente!

Até mesmo os planos mais mirabolantes para gerar faturamento de forma rápida, exigiram antes muito tempo de estudo, planejamento e trabalho duro até a hora de apertar o play!

Não caia no conto do vigário, o caminho mais rápido e seguro é o bom e velho ato de arregaçar as mangas e vencer uma batalha de cada vez, sempre olhando para o alvo!

Nos acompanhe por aqui e seja um profissional, vendedor, empreendedor e empresário a cada dia melhor. Não se puna pelo fracasso, faça dele degraus rumo ao topo.

Até o erro é bom, desde que gere aprendizado! Vem com a gente e #VaiBrasil!

 

Parceira oficial:

Compartilhe:

Você pode curtir
SEJA meMBRO REDATOR

Blogue.

Populares

what you need to know

in your inbox every morning