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5 dicas para ser um bom vendedor

Bom vendedor

2 tipos de vendedores

 

Existem pelo menos dois tipos de vendedores, o que as pessoas procuram e do que as pessoas fogem. Se você só ouve o famoso “estou dando uma olhadinha”, é melhor se atentar nestes 5 pontos básicos de vendedores de sucesso.

 

CRIE UMA LIGAÇÃO

Vender é como paquerar. É necessário criar uma ligação com o cliente. Um vínculo para firmar a conversa. A comunicação eficiente é a chave de qualquer tipo de abordagem. É preciso gostar de pessoas e entender as necessidades delas. Deve-se estabelecer uma parceria simples “você tem um problema, eu tenho a solução”. Acompanhe o ritmo do cliente. Se a pessoa chega falando baixo e mansamente, certamente se fores muito expansivo, irá repelir o cliente.

 

SEJA VERDADEIRO

Mentir é feio, creio que aprendemos isto de casa. Mentir para o cliente pode ser prejudicial não só para uma venda, mas para o negócio em si. Seja consultor. Faça o cliente comprar aquilo que realmente satisfará a expectativa dele, assim ele volta e continua comprando com você! Não se queime a toa. Se mentir não estará queimando só você, mas o negócio inteiro.

 

ATENDIMENTO DIFERENCIADO

Em algumas papelarias onde o fluxo é grande, talvez seja mais difícil, porém tente lembrar pelo menos o nome do cliente. O que ele compra com frequência? Qual o estilo dele? Tem filhos, netos, sobrinhos? É importante porque demonstra que se preocupa e dá atenção ao que ele fala. Saiba ouvir. Atender bem é saber ouvir e filtrar informações.

 

O CLIENTE SEMPRE TEM RAZÃO

Este ponto é muito importante. Evite discordar do cliente. Bater de frente nunca foi uma boa estratégia. É possível discordar sem desagradar. Quando um cliente disser que não gosta de algo que você sugeriu, não precisa discordar, apenas siga em frente e mostre outras opções que poderão agradá-lo.

 

PÓS VENDA

Todo mundo ouve falar, mas pouquíssimos praticam. Quer ser lembrado? Ligue ou pelo menos mande um e-mail para saber se o produto ou serviço prestado atendeu as expectativas. Você não imagina o quão surpreendente isto soará para o cliente!

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