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Como automatizar o atendimento do Whatsapp da Papelaria

atendimento

Em 2021 o WhatsApp da papelaria está se tornando um canal de mensagens essencial para o varejo. Devido à pandemia, a plataforma teve um aumento de 40% no uso.

Hoje, o WhatsApp entrega cerca de 100 bilhões de mensagens por dia. Esse grande aumento no uso dos últimos dois anos abriu muitas oportunidades para empreendedores e empresários de todos os tamanhos, e a sua papelaria não pode ficar de fora.

Empresas em todo o mundo agora estão descobrindo o poder do aplicativo WhatsApp Business.

 

O WhatsApp lançou o WhatsApp Business – um aplicativo móvel de download gratuito para empresas. O aplicativo ajuda você a se conectar com seus clientes, destacar seus produtos e responder às perguntas dos clientes.

Com o WhatsApp Business, você pode criar um catálogo para mostrar seus produtos e usar recursos especiais para automatizar, classificar e responder às mensagens dos clientes.

Ok, isso é bom para pequenas empresas, mas e as médias e grandes empresas?

O WhatsApp também não se esqueceu delas. É por isso que a plataforma permitiu que empresas de médio e grande porte usassem a API do WhatsApp. Com a API, as empresas podem fornecer suporte ao cliente e entregar notificações aos clientes.

 

API WhatsApp?

“API é a sigla para Application Programming Interface, um intermediário de software que permite que dois aplicativos se comuniquem. Cada vez que você usa um aplicativo como o Facebook, envia uma mensagem instantânea ou verifica a previsão do tempo em seu telefone, você está usando uma API.” 

Usando a API do WhatsApp, as empresas podem criar chatbots do WhatsApp para atendimento ao cliente e entrega de notificações.

Parece interessante, mas o que é um chatbot do WhatsApp?

O chatbot do WhatsApp é um software automatizado movido por regras ou inteligência artificial (AI) e roda na plataforma WhatsApp. As pessoas se comunicam com o chatbot do WhatsApp por meio da interface de chat, como falar com uma pessoa real. É um conjunto de respostas automatizadas que simula uma conversa humana no WhatsApp.

 

Ok, quero um chatbot do WhatsApp para minha papelaria. Por onde eu começo? 

Existem 3 etapas principais que você deve concluir antes de começar a criar um chatbot do WhatsApp.

Etapa 1: atender às limitações da API do WhatsApp

Existem alguns fatores importantes que o WhatsApp da papelaria deve levar em consideração:

 

Tamanho da sua papelaria

Como mencionado antes, o WhatsApp mantém sua API fechada e não dá acesso a todos. O WhatsApp abriu API para médias e grandes empresas. É complicado obter acesso à API para pequenas empresas.

No entanto, não é impossível obter uma API se você for uma pequena empresa. Sua melhor opção é entrar em contato com os provedores de soluções globais de negócios do WhatsApp. Ou saiba mais sobre soluções para pequenas empresas.

 

O propósito do chatbot

A limitação mais crítica é o propósito do chatbot. É proibido usar o chatbot do WhatsApp da papelaria para notificações promocionais e de marketing.

É melhor usar chatbots do WhatsApp para atendimento ao cliente e notificações não promocionais. Nesses casos, é mais provável que você obtenha acesso à API do WhatsApp.

 

Conformidade com as políticas do WhatsApp

Você deve seguir os Termos da Solução de Negócios do WhatsApp e a Política de Solução de Negócios do WhatsApp.

Leia-os e certifique-se de que sua papelaria está cumprindo essas políticas. Dessa forma, você pode automatizar o atendimento e garantir que todos os seus clientes tenham uma experiência mais precisa.

E aí o que achou? Conta para gente!

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