Quanto vale uma loja de papelaria? É uma pergunta frequente! Por isso trazemos aqui algumas dicas, tanto para quem quer comprar uma loja, como vender.
Dois meios
Para empreender neste mercado existem dois meios!
O primeiro meio é procurar um ponto comercial para alugar, comprar ou construir. Formatar o negócio, compor o estoque inicial e contratar a equipe.
A segunda forma de entrar no mercado papeleiro é comprando uma loja pronta. Uma papelaria com ponto, fornecedores, estoque e clientela própria, e com suas atividades já em andamento.
O que e como avaliar?
O pontapé inicial mais comum para avaliar é comparar a loja com o preço de algum negócio similar da região. Sabemos que nenhum negócio/empresa é igual ao outro, mas esta comparação serve apenas para ter uma referência. Abaixo algumas questões a serem consideradas:
Comercial
A análise do mercado deve ser minuciosa. Pontos essenciais para avaliar:
- Faturamento (questões relacionadas a lucratividade do negócio);
- Movimento(fluxo de pessoas);
- Concorrência (quantidade e porte);
- Perfil do consumidor local (demográfico e comportamental;
- Ticket médio (é o valor médio que cada cliente compra em um estabelecimento)
- Vendas on-line;
- Periculosidade (possibilidade da ocorrência de crimes)
- Facilidade de acesso.
São fatores importantes que interferem na expansão da área de abrangência do negócio a médio e longo prazo. Fatores relacionados a solidez e continuidade da papelaria!
Patrimonial e Financeira
O patrimônio de uma loja é um dos pontos que geram mais conflitos:
- Estrutura física (avaliar imóvel em duas ou três imobiliárias locais);
- Bens duráveis (ativos e passivos);
- Estoque (utilizar documentos comprobatórios para definição de valor);
- Folha de pagamento(funcionários registrados);
- Empréstimos(cuidado com dívidas bancárias em nome da empresa);
- Serviços com fidelidade(cuidado com contratos pré-existentes de softwares, publicidade etc);
- Cumprir e responder por coisas acordadas pela gestão anterior.
É importante salientar que mesmo com um patrimônio menor, uma papelaria pequena pode ser mais rentável que uma grande. Depende muito dos fatores comerciais! A localização tem papel estratégico no sucesso de uma loja física, pois quanto melhor o ponto, menor o CAC (Custo de aquisição de clientes).
Legal
Avaliar questões legais, fiscais e tributárias da empresa junto aos órgãos públicos. É um grande erro do comprador ignorar esta parte. Na hora de comprar uma loja, seja uma papelaria ou qualquer tipo de negócio.
Nada pode ficar "debaixo do tapete".
Transparência é primordial entre os dois lados! Não esquecer de verificar se a loja se enquadra com questões de acessibilidade para deficientes físicos. Averiguar se a loja está em conformidade com as regras municipais de comunicação visual também é importante. Principalmente em São Paulo/SP.
Marca
Verificar quanto vale a marca é uma tarefa difícil e subjetiva. Quem vende deseja subir o valor, enquanto quem compra quer depreciar. Uma avaliação externa é fundamental. Não vale “achômetros”. Pra começar se não há registro da marca, o cálculo e a discussão ficam ardilosos. De qualquer forma, uma fonte imparcial ajuda a chegar em um consenso entre o vendedor e o comprador.
Dicas úteis
Como dito anteriormente, as partes interessadas podem contratar um profissional especializado para verificar o valor da loja. Importante que as partes dividam a conta para que não haja nenhum tipo de favorecimento! Não deve ser uma pessoa conhecida, como familiares ou amigos. Consultar a contabilidade do estabelecimento e solicitar um balanço geral do negócio no último ano, também é uma ótima pedida.
Veredito final
Profissionalizar o processo é o passo mais seguro, tanto para quem compra, como para quem vende. Definir um índice onde todos os parâmetros citados serão medidos.
Antes de discutir questões menores, é fundamental que as partes concordem qual será este índice! Quanto maior o risco do negócio, menor será o seu índice.
É fundamental deixar o coleguismo de lado. Tudo deve constar em contrato registrado. O preço não é de banana e nem de ouro. Coerência é a palavra-chave. Saber quanto vale uma papelaria ou quanto vale uma loja não é tarefa fácil.
Por não ser fácil e bastante contundente, recomendo um olhar clínico de um especialista no assunto de compra e venda de estabelecimentos comerciais, marcas e empresas. A melhor negociação é aquela que ambas as partes saem satisfeitas!
Se você já tem uma papelaria ativa e está pensando em vender, não desista, recomendo que conheça nossa parceira Brasil Escolar que pode te ajudar.