Blog da Papelaria – O blog mais Escolar do Brasil

Blog da Papelaria

Nunca é tarde para aprender algo novo!

Search
Close this search box.

O que esperar do setor de papelaria para 2019?

Setor de Papelaria

Remando contra a maré o setor de papelaria esboça reação!

 

A Escolar Office Brasil mal terminou e já começamos a colher frutos e gerenciar a expectativa para 2019! Foram contratos assinados, contatos trocados, muita informação e aprendizagem para todo o setor de papelaria!

Observamos claramente o aumento da inclusão digital na maioria das empresas. O interesse e quantidade de informações sobre marketing digital, e-commerce e mídias sociais também cresceu bastante.

É certo que não há volta, o mundo e agora o setor papeleiro está mais digitalizado do que nunca! Isto não é motivo para temer, mas para se reinventar.

 

Inovação em foco

Muitos dos palestrantes da feira falaram sobre este tema que nunca sai de moda, inclusive Rosangela Feitosa da Revista da Papelaria. Em contrapartida a briga por preço e outros “fuxicos de balcão e escritório” diminuíram! O setor está vivo para quem for criativo!

 

O perfil do consumidor

O consumidor, mais crítico do que nunca, quer saber de tudo! É preciso se preparar e vender de forma consultiva. Para quem quer faturar, apresentar as versões 2019 dos produtos não bastará, conhecer os detalhes, principalmente dos itens mais tecnológicos podem fazer a diferença ainda neste ano!

 

Games, figurinhas, bonecos, pipas, pipoca ,sorvete e churros!

A papelaria está mais diversificada do que nunca. Durante nossa breve visita a feira, pude ouvir relatos de gente que “se deu bem” com a Copa do Mundo e fez dinheiro com games e acessórios.

Outras papelarias venderam de tudo, até churros!

Só me faltou ouvir alguém dizer que montou buffet e serviu prato feito! 🍝

Parece brincadeira, mas não é. O lado negativo disso você sempre ouve falar “a coisa está difícil”… Alguém me diz outra coisa pelo amor de Deus! 🙏🏼

 

O lado bom da história

O conceito de papelaria é muito amplo e beneficia o papeleiro que conseguir um mix diferenciado e completo.

O antigo conceito de bazar, agora é quase sinônimo de papelaria, por isso, a hora não é de reclamar, nem culpar políticos, mas tempo de arregaçar as mangas e renovar!

 

E-commerce

Vender pela internet não é um sonho tão distante. Existe muito potencial, mas a concorrência é forte. Poucos players dominam o mercado, sem falar nos grupos B2W Digital e Cnova que investiram pesado em seus marketplaces nestes últimos 3 anos.

A estratégia sugerida é se especializar e encontrar nichos.

O papeleiro não deve dar um passo maior do que a perna, mas não dar nenhum passo é negligenciar uma mudança inevitável.

O número de e-consumidores só cresce em todo mundo a cada ano! O bolo engorda, mas pouco mordem. Hora de quem é nativo do setor de papelaria morder também. Você não acha? 🍰🤪

 

Papelarias Sociais (mídias sociais)

O momento é propício para as papelarias fazerem a lição de casa e profissionalizarem este tipo de serviço. O sucesso social depende de três pilares, qualidade do conteúdo, frequência e investimento em mídia. Se um destes pilares faltar, o fluxo não acontece.

Se o setor de papelaria deseja colher bons frutos com mídias sociais, precisa iniciar este trabalho agora, quem sabe dá tempo de colher alguma coisa no volta às aulas. O segredo é a consistência. Em 2017 palestrei na feira sobre isto Papelaria 3.0(clique e dê aquela sacada)!

 

Aproveitando…

Quero agradecer os amigos que encontramos na feira, principalmente os da Brasil Escolar, grande parceira.

Gratidão também a todos do setor de papelaria que nos prestigiaram na palestra Método Infalível – Sem limites para o Sucesso em seu Negócio na feira Escolar Office Brasil deste ano(2018)!

 

Um forte abraço do amigo,

Matheus Gabassi

 

Parceira oficial:

Compartilhe:

Você pode curtir
SEJA meMBRO REDATOR

Blogue.

Populares

what you need to know

in your inbox every morning