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8 dicas para organizar e administrar sua papelaria

administrar sua papelaria

A escolha de abrir, organizar e administrar sua papelaria é o início de uma atividade excitante, mas ao mesmo tempo complexa e delicada.

A gestão eficaz da sua loja vai desde a gestão cuidadosa do armazém, bem como da integração de um ponto de vendas eficiente até ao registo de compras, vendas, gestão de faturas e recibos, e ainda a manutenção de registos legais até à comercialização.

Neste artigo você pode encontrar muitas dicas, ideias, conselhos e informações para uma gestão de loja que está sempre em sintonia com os tempos!

Abrir uma papelaria é uma ideia de negócio para iniciar o seu próprio negócio. No entanto, com o advento da globalização e o crescimento das vendas online, administrar uma loja  tornou-se uma coisa muito difícil de fazer hoje.

Para vencer a concorrência, inclusive a dos sites de comércio eletrônico, é preciso antes de tudo diferenciar sua oferta: isso significa não apenas ter produtos de qualidade a preços competitivos, mas também oferecer um atendimento ao cliente que atenda às expectativas.

Um velho ditado no mundo do varejo diz “O cliente tem sempre razão”. No mercado atual, onde a reputação de uma marca ou de uma loja pode ser facilmente aumentada ou diminuída por comentários na internet, este lema não significa satisfazer todos os pedidos dos clientes, mas sim gerir os clientes de alguma forma.

A gestão de clientes, aliada à adoção de técnicas de vendas eficazes, são, portanto, dois dos aspetos fundamentais para garantir o sucesso do seu negócio.

 

Então, como você administra uma loja de sucesso? Aqui estão 08 dicas incríveis para você que você não pode mais errar.

 

1. Planeje as principais atividades

Organizar e administrar sua papelaria significa ter muitas coisas para fazer todos os dias. Na verdade, é preciso atualizar o estoque, treinar a equipe, analisar a concorrência, gerenciar a contabilidade e afinar as estratégias de promoção e marketing.

Diante dessa massa de atividades, às quais se somam hoje também aquelas relacionadas ao marketing digital (site, perfis sociais, publicidade no Google e Facebook), qualquer um pode acabar se sentindo esmagado e ficar imobilizado.

Para evitar que isso aconteça, a primeira coisa a fazer é planejar bem o seu dia, colocando em primeiro lugar as ações mais importantes e necessárias e eliminando o que pode ser facilmente adiado para o dia seguinte.

 

2. Na hora de administrar sua papelaria aprenda com seus erros

Quando você tem tantas coisas para fazer, quem tem tempo para se debruçar sobre o passado? No entanto, este é um luxo que quem administra o ponto de venda não pode pagar!

Tudo o que foi feito precisa ser estudado e analisado minuciosamente, principalmente quando se trata de ações ou decisões que resultaram em prejuízos. Em outras palavras, assim como na vida, mesmo na gestão de uma papelaria é importante aprender o máximo possível com seus erros para evitar repeti-los.

 

3. Treine sua equipe adequadamente

Na maioria das vezes, o cliente que sai de sua loja se lembrará mais do que qualquer outra coisa de como foi tratado por seus vendedores.

As pessoas que trabalham para você são, portanto, o que melhor representa sua marca.

Esse é um dos principais motivos pelos quais quem tem uma empresa e, sobretudo, uma loja deve investir em treinamento.

Quanto mais seus funcionários forem gentis, educados e profissionais, mais você deixará uma lembrança positiva de si mesmo e os clientes ficarão satisfeitos e incentivados a voltar.

 

4. Sempre estude a concorrência

Ao abrir uma papelaria, uma das primeiras coisas a fazer é analisar quem são os concorrentes.

A análise da concorrência, no entanto, é uma atividade que deve ser feita sempre para saber em cada momento quais são os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes e a partir daí partir para o desenvolvimento das suas próprias estratégias.

Além de focar em preços e produtos, você precisa saber quais estratégias de marketing seus concorrentes estão utilizando, que tipo de comunicação eles mantêm com seus clientes e se eles possuem ou não serviços de atendimento ao cliente.

Esse tipo de análise de rotina permite que os varejistas se mantenham atualizados sobre as novas tendências do setor e adotem estratégias antecipadas para se manter à tona em um mercado altamente competitivo.

 

5. Ouça seus clientes

Não é incomum um comerciante abrir uma loja pensando que está vendendo apenas certos tipos de produtos, mas depois ser forçado a alterar seus planos de estoque para acomodar os itens que os clientes mais desejam.

Por isso, para o sucesso de uma atividade comercial, é fundamental conhecer os gostos e preferências dos consumidores.

Quando um lojista ouve seus clientes, ele consegue construir seu estoque no armazém de forma mais eficaz, trabalhando em conjunto com seus fornecedores para ter sempre o que é mais desejável para seu público.

 

6. Aceite a mudança

Tudo o que falei até agora, principalmente os três últimos pontos de estudar sua concorrência, aprender com seus erros e ouvir seus clientes, envolve uma grande habilidade que todo comerciante deve ter, ou seja, ser capaz de aceitar mudanças.

Reconhecer que o varejo está em constante evolução e que os gostos dos consumidores também estão em constante mudança é o primeiro passo que pode ajudar os lojistas a se manterem competitivos.

 

7. Considere a web como uma aliada

Embora as lojas online sejam hoje um dos concorrentes mais formidáveis das lojas tradicionais, é preciso reconhecer que a internet também pode ser um recurso para quem administra um negócio físico local.

De fato, considerar a web como uma aliada traz inúmeras vantagens, como a possibilidade de aproveitar novas e eficazes estratégias de promoção, por exemplo, por meio das mídias sociais, ou a oportunidade de ampliar as vendas em loja com potencial de um e- site de comércio. .

A web também é uma importante fonte de informações sobre o que seus clientes desejam: analisando os comentários no Facebook ou as resenhas divulgadas em seu site, você poderá entender melhor o que eles pensam sobre você e seus produtos e se há algum aspecto que você precisa melhorar.

 

8. Melhore a experiência de compra

Quando o assunto é experiência de compra, muitos pensam que nos referimos apenas a sites de vendas online. Na realidade, mesmo quem gere uma loja tradicional tem a tarefa de tornar cada vez melhor a experiência dos clientes que compram na sua loja.

Como? Por exemplo, melhorando a disposição de seus produtos, cuidando mais da montagem de sua loja e treinando mais sua equipe para que eles possam atender melhor os clientes

Tudo isto permite não só vencer a concorrência como também obter maior confiança e fidelização dos seus utilizadores, nos quais estarão mais dispostos a regressar.

 

Uma última dica para organizar e administrar sua papelaria com sucesso

A última dica para gerenciar uma papelaria de sucesso que quero te dar e que inclui um pouco de todas as outras é sempre ter certeza de que seu negócio tem vantagem sobre a concorrência.

Na maioria das vezes isso não significa ter produtos ou serviços exclusivos, mas pode significar muito simplesmente ter mais atenção com seus clientes ou oferecer algum serviço adicional que torne a experiência de compra melhor.

Trabalhando em todos os pontos anteriores, você pode ter certeza de que será muito mais fácil conseguir isso, portanto, ter o sucesso desejado!

Tudo isto permite não só vencer a concorrência como também obter maior confiança e fidelização dos seus utilizadores, nos quais estarão mais dispostos a regressar.

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