Se a pandemia do coronavírus nos ensinou alguma coisa, é que as empresas do setor papeleiro precisam se diversificar para sobreviver, ainda mais as papelarias de bairro. Fique parado em um momento em que o comportamento do consumidor está mudando praticamente todos os dias, e você será eliminado. Adapte-se e sua participação no mercado e o valor da sua empresa aumentará.
Com a incerteza quanto à reabertura das escolas que foram fechadas em março devido à pandemia do coronavírus, as lojas que já haviam estocado uniformes escolares e produtos de papelaria para o próximo ano letivo (2021-22) estão relatando baixas vendas.
Comerciantes informam que quase 50% das vendas foram prejudicadas devido à pandemia do COVID-19. E em conversa particular com alguns donos de papelarias de bairro, pude no notar que o sentimento de insegurança é generalizado. Pelo principal negócio referente as vendas escolares ser o fornecimento de livros didáticos e material escolar para estudo, a pandemia impactou severamente os papeleiros devido ao isolamento, já que a maioria das vendas ocorrem em março.
Como as lojas de uniformes e papelarias esperam que as escolas reiniciem em breve para impulsionar suas vendas, a maioria está procurando diversificar ou operar no modo online para sobreviver.
Abra-se para os consumidores
Se ainda não o fez, agora é a hora de reposicionar seu negócio e abrir sua marca aos consumidores. Com milhões de profissionais trabalhando em casa no futuro próximo – talvez até no próximo ano – você não terá problemas em vender seu material de escritório.
Você deve, é claro, entender as diferenças entre vender para empresas e vender para consumidores. Seu cliente B2C médio vai querer apenas um de cada item – então, atualize seu estoque de produtos para remover produtos a granel e considere atualizar suas descrições de produtos para atrair os consumidores.
Compartilhe informações do produto em termos leigos e pense em agrupar produtos complementares para impulsionar as vendas (você poderia vender um “pacote de trabalho home office” com uma mesa, cadeira, ventilador e materiais de papelaria).
Sua estratégia de atendimento ao cliente também deve mudar. Certifique-se de que os vendedores estejam monitorando os canais de mídia social para responder a consultas (42% dos consumidores esperam uma resposta nas mídias sociais em 60 minutos).
Foco em material para home office
Agora é a oportunidade ideal para posicionar sua papelaria de bairro como uma autoridade em materiais de escritório e permitir que os consumidores equipem suas casas, quartos extras e escritórios domésticos com mesas, cadeiras e outros móveis de alta qualidade. Eles não apenas comprarão de você agora, mas, desde que você forneça um bom serviço, eles voltarão a fazer novos pedidos.
Faça upsell de seus produtos de TI
Se você ainda não vende produtos de TI, como notebooks, drives USB, câmeras e discos rígidos, agora é a hora de entrar em contato com os principais distribuidores de TI para poder revender suas mercadorias.
Além de ser o complemento perfeito para o seu material de escritório, você pode desfrutar de uma margem de lucro generosa.
Mudar de negócio em meio a uma crise não é fácil, mas é necessário nestes tempos incomuns. Sem data de término em vista, encontrar novas maneiras de mudar o estoque e manter o fluxo de caixa permitirá que sua empresa prospere – ou pelo menos fique acima da média – nos próximos meses.